A escolha profissional é um dos momentos mais difíceis e importantes de nossa vida. O momento de escolher o curso, na verdade o futuro, é sempre crucial, gera dúvidas e reside sempre aí a grande importância do Teste de Orientação Vocacional.
É básico que o jovem se conheça, saiba com segurança quais são suas tendências, seus traços de personalidade, suas aptidões, ambientes e ocupações de que gosta e de que não gosta.
O teste vocacional, não faz milagre. Não pode apontar uma única profissão a ser seguida, apenas aponta interesses do estudante, mostra a importância da vocação. O resultado geralmente indica uma ou mais áreas que têm a ver com a personalidade do mesmo.
É um processo de intervenção. Nele, o papel do profissional da área (psicólogo ou pedagogo) é ajudar a pessoa indecisa a pensar, analisar e tomar a decisão da maneira mais segura.
Existem vários testes psicológicos que são usados para identificar características específicas da personalidade como, por exemplo, qual o tipo de inteligência mais desenvolvida da pessoa, interesses profissionais etc.
No entanto, não existe nenhum teste vocacional que possa dar um diagnóstico específico sobre qual profissão uma pessoa deve seguir.
Nos últimos anos, o teste vocacional tradicional está sendo substituído por encontros onde profissionais e estudantes debatem e esclarecem suas dúvidas sobre autoconhecimento e escolha da carreira profissional.
O ideal é que o interessado reflita sobre valores familiares, sociais, religiosos e profissionais.
A orientação profissional é útil para alunos que estejam terminando o ensino médio e adultos que pretendem repensar sua escolha profissional.
Fonte: Canal do estudante
Nenhum comentário:
Postar um comentário